Quarteto Verazin

Residente FIMPV

Quarteto Verazin

Diogo Coelho
1º Violino
Jorman Torres
2º Violino
Emídio Ribeiro
Viola D' Arco
Burak Ozkan
Violoncelo

Agrupamento residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), o Quarteto Verazin (QV) foi criado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim em 2007. Nesse mesmo ano, ocorreu a sua primeira apresentação pública, no âmbito da programação nuclear da 29ª edição do Festival. Integra-se regularmente na sua programação, desde então. Dedica-se à divulgação do extenso repertório escrito para quarteto de cordas, tendo já interpretado em público obras de Barber, Beethoven, Borodin, Brahms, Chausson, Debussy, Dvorák, Golijov, Grieg, Joly Braga-Santos, Joseph Haydn, Mendelssohn, Pärt, Prokofiev, Ravel, Schubert, Shostakovich, Viana da Motta e Hugo Wolf.

O QV tem beneficiado das diversas masterclasses de música de câmara promovidas pelo FIMPV nomeadamente com os quartetos de cordas Prazak, Fine Arts, Pavel Haas, Ardeo e Ebène. Trabalhou com Vladimir Mendelssohn e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, e foi também orientado pelos Professores Ryszard Wóycicki, Ana Bela Chaves, Radu Ungureanu e Pavel Gomziakov.

É regularmente convidado a colaborar nas mais diversas actividades sócio-culturais do concelho da Póvoa de Varzim e região Norte de Portugal, destacando-se concertos realizados nos Dias da Música (CCB), Festival de Música Estoril Lisboa e Casa da Música.

Já colaborou com diversos solistas em concerto, sendo de destacar a soprano Raquel Camarinha e os pianistas Daniel Cunha, Yoan Héreau, Sérgio de A e Raúl da Costa.

Em Janeiro de 2018, inaugurou o ciclo de concertos pedagógicos “Ala-Arriba”, a concretizar ao longo do ano em vários recintos da Póvoa de Varzim – iniciativa dedicada à captação de novos públicos.

Gravou recentemente a obra “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” de J.Haydn para a editora Paulus, com a colaboração da Basílica dos Congregados, Braga.

O Quarteto Verazin aposta fortemente na estreia e divulgação de novas obras, sendo dedicatário do Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo” e Quarteto nº4 de António Pinho Vargas e “Verazin nº1” de Carlos Azevedo, obras encomendadas pelo FIMPV. Estreou também em Portugal “Tenebrae” de O.Golijov e “Quimera Etérea” de Inés Badalo Lopez.